quarta-feira, 4 de junho de 2008

Árvores de murta são salvas da erradicação


José Serra vetou totalmente o projeto sobre a erradicação e substituição de árvores de murta no Estado de São Paulo que queria proibir o plantio, comércio, transporte e formação de mudas . A espécie, segundo o projeto 1.291/2007 dos deputados Aloísio Vieira (PDT) e Roberto Massafera (PSDB), serve como hospedeira para o inseto transmissor de umas das pragas mais problemáticas da citricultura - praga de Greening.
Na mitologia grega, a murta era consagrada a Afrodite. O mesmo aconteceria na mitologia romana, em que Vénus recebia o título de Murcia, que a relaciona a esta planta. De facto, desde a antiguidade que esta espécie está relacionada com rituais e cerimónias solenes - já os Gregos a utilizavam para adornar as noivas com grinaldas, como ainda por vezes acontece hoje em dia, existindo também referências no Antigo Testamento a este modo de adornar as noivas. A madeira de murta era ainda usada para incensar cerimónias religiosas na Grécia Antiga.São cultivadas ainda por causa do seu óleo essencial, usado em perfumaria e mesmo como condimento. São utilizadas também como plantas ornamentais e na prática do xeriscaping (conservação da umidade, valorizando-se a sua capacidade de tolerância às altas temperaturas e verões secos. A sua madeira é bastante apreciada na criação de artefactos, usando tornos mecânicos. As raízes e a casca são utilizadas na extracção de tanino. Tem sido considerada como planta medicinal por diversas práticas de medicina tradicional.
Nas ilhas da Sardenha e Córsega produz-se um licor digestivo, chamado mirto, macerando bagas de murta em álcool; ao licor atribuem-se virtudes curativas de doenças da boca e sistema digestivo.Das folhas e flores destiladas faz-se uma água usada como cosmético, chamada água-de-anjo.

Um comentário:

  1. Esses Deputados estão de brincadeira em exterminar a pobre da Murta!!!
    Tem tanta coisa errada em São Paulo e no Brasil e esses caras que perder tempo com planta??
    Eles só querem isso porque eu aposto que são todos fazendeiros e mamão na teta do governo para manter suas fazendas e os plantios de laranjas!!!

    ResponderExcluir