sexta-feira, 6 de junho de 2008

Três planetas não dariam conta se todos fossem como os ricos

A preocupação com o meio ambiente não faz parte da rotina dos brasileiros. O desperdício é diário, em pequenos hábitos. Para a Organização Não-Governamental WWF-Brasil, que fez uma pesquisa sobre as tendências e hábitos do consumo dos brasileiros, as classes A e B precisam mudar muita coisa em suas rotinas.
Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da WWF identificou que o brasileiro tem hábitos prejudiciais para o meio ambiente. O levantamento mostra que, se todos os cidadãos do mundo adotassem o mesmo padrão de consumo das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas Terra para repor os recursos naturais utilizados. Atualmente, segundo o relatório, a população mundial já consome em média 25% a mais do que a terra é capaz de repor. Ao todo, 67% dos entrevistados não separam o lixo para que seja reciclado. Nas classes A e B, 18% admitem ficar mais de 20 minutos no banho. Nas classes C e D, esse percentual cai para 11%. O desperdício de água continua na hora de escovar os dentes: 13% da população admite que a torneira permanece aberta o tempo todo – percentual que sobe para 17% entre as classes A e B.
As classes mais altas também contribuem mais para o trânsito e a poluição. Segundo a pesquisa, 13% dos entrevistados dizem que o carro é o único meio de transporte e que, na maioria das vezes, anda sozinho. A média sobe para 33% e cai a 8% na classe C. Depois o povo reclama de qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário