sexta-feira, 14 de maio de 2010

Impedir entrada de fiscal da dengue já dá multa em Bauru

Bauru já possui mais de 100 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, o que é considerado situação epidêmica, segundo a coordenação de controle da doença na cidade. Mesmo assim, há quem impeça o trabalho de prevenção e erradicação de criadouros em imóveis do município. Para combater esse empecilho, desde fevereiro os responsáveis por imóveis que impedirem o trabalho dos agentes de controle de endemias, serão autuados. Um morador do Jardim Ferraz já recebeu sua notificação e, caso seu recurso não seja acatado, deverá pagar multa de R$ 250,00 a R$ 2,5 mil.
A coordenadora do programa de controle de dengue em Bauru, Kelly Cristina Mercado, conta que os agentes do Centro de Controle de Zoonoses costumam receber muitas negativas ao tentar executar seu trabalho. Quando eles são impedidos de entrar no imóvel para fazer a inspeção, seu superior retorna ao endereço para tentar resolver o problema amigavelmente. “Na maioria das vezes, ao serem alertados sobre a autuação, os responsáveis permitem a entrada, ainda que reclamando”, avalia.
De acordo com Kelly, geralmente a recusa não é pela desconfiança do trabalho dos agentes, mas sim por haver alguma irregularidade no imóvel. Também há aqueles que condicionam a fiscalização em sua casa à regularização de algum terreno ou residência abandonada.
Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu do Instituto Adolfo Lutz a confirmação de 32 novos casos autóctones de dengue, em Bauru. Dessa forma, o município totaliza 413 casos, sendo 46 importados e 367 autóctones. Com 60 casos, o Jardim Bela Vista é o bairro com maior incidência da doença na cidade. De acordo com Kelly, essa é a região onde a população mais nega a entrada de agentes. “É um bairro muito difícil de se trabalhar. Além das recusas, é um lugar onde muitas casas ainda mantém recipientes de água para plantas”, diz. “Fazemos bloqueios, nebulização e mesmo assim, não cessa o contágio”, destaca.
Apesar da quantidade de casos de dengue em Bauru desse ano ser muito superior ao de 2009, quando foram confirmados 29 casos, o número ainda é inferior ao constatado em cidades do Estado (veja quadro). Porém, Kelly destaca que não se pode diminuir o ritmo do combate. Agora que a dengue está em estágio epidêmico em Bauru, casos suspeitos passam a ser considerados dengue mesmo antes de resultados de exames comprobatórios.
Jornal da Cidade - Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário