segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nuporanga é a única cidade de SP a votar em urna biométrica

Nuporanga, na região de Ribeirão Preto, com 7.004 mil habitantes, é a única representante paulista entre os 43 municípios escolhidos para testar a urna biométrica - que lê a impressão digital antes de liberar a votação nas próximas eleições de outubro.
Dos 5.545 eleitores do município, 4.611 (83,16%) fizeram o recadastramento necessário para votar na nova urna. Cada eleitor foi fotografado e registrou no sistema da Justiça Eleitoral as impressões digitais dos dedos das mãos. Foram registrados ainda 192 novos títulos de alistamento e transferências, totalizando 4.803 eleitores aptos a votar em outubro.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Nuporanga foi escolhida porque já iria passar por revisão do eleitorado, isto é, os eleitores já teriam que comparecer ao cartório para comprovar o domicílio na cidade. Isso porque o município tem, concomitantemente, os três fatores mandatórios para a revisão: o número de eleitores registrados no município representa mais de 65% da população, o total de transferências ocorridas no ano foi 10% superior ao do ano anterior e o eleitorado é superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos somada à de idade superior a 70 anos, conforme o art. 92 da Lei 9.504/97.
A principal vantagem da biometria é a segurança na identificação do eleitor, feita pela impressão digital e que evita as fraudes. O sistema foi utilizado pela primeira vez em 2008, nos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Cerca de um milhão de habitantes foram recadastrados pelo método biométrico em todo país para as eleições deste ano. A meta da Justiça Eleitoral é estender o sistema para o restante da população até 2016.

Um comentário:

  1. OLÁ AMIGA BLOGUEIRA,

    TAVA PASSEANDO POR ESTAS ESTRADAS DA NET, E ENCONTREI O SEU BLOG.
    COISA INTELIGENTE HEIN...........RS, GOSTEI, LI ALGUMAS DE SUAS POSTAGENS E ACHEI MUITO INTERESSANTE SUA FORMA DE ABORDAR ASSUNTOS POLÍTICOS.
    PARABÉNS.

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir