quarta-feira, 14 de maio de 2008

Lula reclama de Marina

Para Lula, saída de Marina Silva foi 'espalhafatosa', diz jornal
Lula se disse 'surpreso' e “indignado' com a decisão de Marina Silva.
Para Planalto, Marina quis mostrar que se considerou injustiçada no governo.
Apesar das trombadas constantes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo menos quatro ministros da Esplanada, o Planalto esperava que Marina Silva tivesse mais disciplina partidária na hora de deixar o governo.
O presidente ficou irritado e, em conversas com assessores, classificou de “espetaculosa” e “espalhafatosa” a forma como a ministra do Meio Ambiente deixou o cargo, segundo o jornal "Estado de S. Paulo". Para Lula, houve um componente eleitoral na forma como Marina saiu.
Lula se disse “surpreso” e “indignado” com a decisão de Marina Silva e reclamou, em especial, do fato de a notícia ter chegado à imprensa antes de ele ser oficialmente informado da demissão. Lula reclamava, principalmente, da “posição de vítima” com que Marina travestiu a demissão.
Para o Planalto, a ministra desenhou claramente uma estratégia para punir o governo, que, de agora em diante, será alvo de críticas dos movimentos ambientalistas.
Escalado para conversar com Marina, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, telefonou para ela durante a tarde, mas não foi atendido. A idéia inicial, de tentar fazer a ministra desistir do pedido de demissão, foi então abandonada.
Na avaliação do Planalto, Marina quis mostrar que se considerou injustiçada no governo, mas também tinha uma preocupação com o futuro: é que em 2010 termina o mandato de senadora, e ela terá que enfrentar uma nova campanha para tentar a reeleição.
Por isso, os colaboradores do presidente acreditam que Marina entendeu ser a hora de voltar ao Legislativo e se dedicar à conquista de mais um mandato.

De: www.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário