Documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, antigo Conselho de Segurança Nacional (CSN) e extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) serão entregues ao governo federal nesta quarta-feira (13 de maio). A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, assinará portaria do Executivo que prevê o repasse de todos os arquivos da ditadura militar (1964-1985), sob pena de punições.
O projeto recebeu o nome de "Arquivos: Memórias Reveladas" e prevê a construção de um portal para divulgar as histórias de aproximadamente 140 pessoas desaparecidas durante o regime.
Ao todo, 17 Estados, responsáveis pela divulgação das informações, receberão o repasse dos documentos de suas polícias políticas.
De acordo com o secretário nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, o governo também lançará campanha publicitária para estimular a entrega de documentos públicos da ditadura, apropriados por particulares indevidamente. A entrega será feita sob garantia de sigilo.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090512/not_imp369388,0.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário