segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gastos com obras viárias ampliariam a rede do metrô em 20 quilômetros

Estado e prefeitura deram início ou planejam grandes obras viárias de visibilidade na capital, voltadas especialmente para os carros e cujos investimentos superamR$ 4 bilhões --grana suficiente para fazer cerca de 20 km de metrô, um terço da rede atual. Os investimentos do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM) incluem túneis, pontes, ampliações e novas vias.Esses R$ 4 bilhões não incluem os gastos com o Rodoanel. Alguns especialistas criticam as obras por serem direcionadas ao transporte individual. A quantidade de projetos em obras viárias de visibilidade (boa parte em áreas nobres) é a maior ao menos desde a gestão Paulo Maluf (PP), prefeito de 1993 a 1996 e responsável pela construção, por exemplo, da avenida Roberto Marinho e do túnel Ayrton Senna.Algumas obras já estão em andamento, como a ampliação da marginal Tietê, iniciada há mais de um mês (por R$ 1,3 bilhão, bancado principalmente pelo Estado) e que será entregue em 2010 --ano de eleições. Outras são promessa de campanha e constam do plano de metas de Kassab, como a ligação da avenida Roberto Marinho à rodovia dos Imigrantes (cujo custo total deve ficar em R$ 2 bilhões, incluindo complementos como um parque e moradias, sendo R$ 600 milhões só de túnel).Prefeitura e governo afirmam que priorizar o transporte coletivo não inviabiliza investimentos também para melhorar o trânsito. As gestões Kassab e Serra se manifestaram sobre o assunto por meio de duas notas que dizem mais ou menos a mesma coisa: nunca se investiu tanto em transporte coletivo, especialmente no sistema sobre trilhos (trem, metrô e monotrilho) e essa é a prioridade absoluta dos dois governos. Folha de S.Paulo

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