sábado, 8 de maio de 2010

Cidade menores lideram casos de dengue

Um mapeamento nas cidades com mais de 100 mil habitantes na Região Metropolitana de Campinas (RMC) aponta que municípios menores têm mais casos de dengue do que os maiores na proporção de cada grupo de 100 mil moradores.
Um exemplo é Hortolândia com 205.856 moradores e 318 casos para cada grupo de cem mil habitantes. “A população precisa ajudar e fazer a parte dela”, disse o coordenador de zoonoses de Hortolândia, Paulo Mancuso. A dona de casa Orozina Silva é um exemplo de quem combate à dengue no Jardim Amanda. Ela limpa tudo em seu quintão e não permite o acúmulo de água limpa, o que facilita a reprodução das larvas do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Mas no bairro dela muitos moradores jogam lixo e entulho em locais proibidos, facilitando a proliferação do Aedes.
Já Campinas tem mais de 1 milhão de habitantes e 984 casos de dengue. Pelo grupo de cada 100 mil, a metrópole tem 92,4 casos.Santa Bárbara d´Oeste também tem índice alto de casos da doença. Com 200 mil moradores, o município tem 321 casos para cada grupo de 100 mil pessoas. Sumaré tem 258 casos por grupo de 100 mil e Americana 142.

Nenhum comentário:

Postar um comentário