domingo, 20 de junho de 2010

Projeto de parque da Mantiqueira gera irritação de políticos e proprietários de terras

Projeto do ICMBio de transformar cerca de 86 mil hectares do mais importante maciço montanhoso do país em parque nacional gera desconfianças entre autoridades e proprietários de terras no Vale
A proposta de criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira mobiliza na região órgãos públicos e entidades civis há mais de um ano. Foi criada a Força Tarefa da Mantiqueira, com instituições federais, estaduais e não-governamentais, como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Fundação Florestal de São Paulo, o Instituto Oikos de Agroecologia e a Fundação SOS Mata Atlântica.
O projeto inicial é delimitar uma área protegida de 86 mil hectares –equivalente a 90 mil campos de futebol– no mais importante maciço montanhoso do país, abrangendo parcialmente 15 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em São Paulo, são contemplados Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Cruzeiro, Queluz, Piquete, Lavrinhas e Santo Antonio do Pinhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário