O ex-prefeito de Viradouro José Lopes Fernandes Neto (PMDB) foi preso ontem pela Polícia Civil em uma operação que investiga supostas fraudes e desvio de dinheiro público durante os seus dois últimos mandatos (2001-2004 e 2005-2008).
O suposto esquema comprava peças e contratava serviços para manutenção da frota de veículos da prefeitura com emissão de notas superfaturadas. "O dinheiro a mais era dividido entre os envolvidos", disse o delegado Maurício Vieira Silva.
A operação foi batizada de "Chapa Branca" em referência à cor das placas dos carros da frota municipal. Um empresário acusado de envolvimento no esquema também era procurado e se entregou ontem à polícia.
A investigação começou com um inquérito civil instaurado em 2005 pelo Ministério Público Estadual.
Inicialmente, o objetivo era apurar enriquecimento ilícito de Fernandes Neto. "Em depoimentos, duas testemunhas relataram o esquema", disse o promotor de Viradouro, Ivan Cintra Borges.
O ex-prefeito está na cadeia de Bebedouro porque a de Viradouro está desativada. O argumento da Polícia Civil e da Promotoria para a prisão é que, em liberdade, o ex-prefeito poderia atrapalhar as investigações.
O promotor disse que as testemunhas foram ouvidas duas vezes, confirmaram as denúncias e se disseram preocupadas com a possibilidade de vazamento das informações do inquérito, que corria em segredo de Justiça. O advogado Jefferson Lopes, que é sobrinho de Fernandes Neto, afirmou que pedirá habeas corpus para libertar o tio.
Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário