quinta-feira, 29 de julho de 2010

Justiça adia júri de envolvido na morte do ex-prefeito Celso Daniel

O juiz da 1ª Vara de Itapecerica da Serra, Antonio Augusto Galvão de França Hristov, acolheu o pedido do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e adiou o júri de Marcos Roberto Bispo dos Santos, acusado de envolvimento na morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, ocorrida em 2002. De acordo com informações do MP, o adiamento foi pedido pela promotora Eliana Vendramini, responsável pelo caso, devido a uma licença por motivos de saúde.
Inicialmente, o júri estava marcado para a próxima terça-feira, 3 de agosto. Com a decisão, Hristov determinou o adiamento da sessão plenária, sendo retomada somente no dia 18 de novembro, no Fórum de Itapecerica da Serra. O julgamento dos outros cinco acusados ainda não tem data prevista; são eles: Elcyd Brito, Itamar Messias da Silva Santos, Ivan Rodrigues da Silva, José Edison da Silva e Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira. Segundo entendimendo do juiz, pesam contra eles indícios suficientes de autoria para que sejam submetidos ao conselho de sentença. O único acusado impronunciado por falta de provas foi José Erivan Aleixo da Silva.
Apontado como o mandante do crime, o ex-segurança Sérgio Gomes da Silva, que dirigia o carro em que o político estava quando foi sequestrado, também não será pronunciado, já que se defende em um processo paralelo. Gomes nega ter qualquer envolvimento com o caso. A pedido da promotora Eliana Vendramini, o MP solicitou a participação de mais um promotor para auxiliar no caso. Dessa forma, foi designado o promotor de Justiça Francisco Cembranelli, que atua no 2º Tribunal do Júri da Capital e tornou-se conhecido principalmente após a participação no júri que condenou o casal Nardoni pela morte da menina Isabella.
Celso Daniel foi morto há oito anos, após ter sido sequestrado, em 18 de janeiro de 2002. Dois dias depois do crime seu corpo foi encontrado em uma estrada de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. De acordo com a promotoria do caso, a morte do ex-prefeito foi planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário