domingo, 1 de agosto de 2010

Relatório do TCE mostra estradas vicinais de SP em situação precária

A situação das estradas vicinais no estado de São Paulo é precária, aponta relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado), divulgado nesta semana. O órgão vistoriou diversas vicinais que haviam sido submetidas a reparos em 2008, pelo programa Pró-Vicinais, do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Em boa parte dos casos, as vias já apresentavam diversos trechos danificados, menos de um ano após terem sido consertadas.
Remendos mal feitos, trincas no asfalto, ondulações na pista e buracos profundos estavam entre os problemas mais comuns constatados pelo TCE. No relatório, o órgão sustenta que “a elaboração dos projetos básicos das obras foi subsidiada, em grande parte dos casos, por um conjunto bastante restrito de estudos e de levantamentos sobre as reais condições das estradas”. Isso teria ocorrido em metade das licitações analisadas.
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) afirmou que, pela lei, a manutenção das vias é de responsabilidade das prefeituras - estas, por sua vez, costumam devolver o problema para o colo do Governo de São Paulo.E atribui o problema nas estradas paulistas ao excesso de carga transportado por caminhões e treminhões que transportam cana de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário