quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MP pede afastamento do prefeito de Euclides da Cunha

A Promotoria de Justiça de Teodoro Sampaio propôs, nesta quarta-feira (13), ação civil pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito  do município de Euclides da Cunha, Ediberto Aparecido Zaupa. Na ação, o Ministério Público pede o afastamento do prefeito e a exoneração de servidores contratados indevidamente sem concurso.
Segundo a ação, ajuizada pelo promotor de Justiça André Luis Simões, entre 2005 e 2007 o prefeito criou, por meio de leis municipais, cargos de livre nomeação para o desempenho de funções técnicas, que, conforme a Constituição Federal, deveriam ser preenchidas por concurso público.
Para discutir a questão, o MP ingressou com ação civil pública em 2009, mas, dois meses depois de ser comunicado sobre a ação, o prefeito enviou à Câmara dos Vereadores, em “regime de urgência especial”, projeto de lei revogando as leis discutidas na ACP e reestruturando a administração municipal. Na prática, ele demitiu os servidores contratados com base nas leis contestadas e recontratou-os com base na lei nova.
Com a revogação das leis sob discussão, a ACP perdeu seu objeto. O MP viu a necessidade de ingressar com outra ação questionando a lei nova e pedindo o afastamento do prefeito por ato de improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário